UOL - Max Verstappen (Red Bull) ultrapassou Oscar Piastri (McLaren) nos primeiros segundos de prova, manteve a liderança com tranquilidade e venceu hoje (18) o GP da Emilia-Romagna, em Ímola, na Itália, na sétima etapa da temporada. É a 65ª vitória do holandês em 400 corridas da Red Bull na F1.
O que aconteceu
O piloto da Red Bull fez um grande início de prova e ultrapassou Oscar Piastri logo na Tamburello (veja abaixo), assumindo a liderança e não dando mais chances aos adversários. Lando Norris (McLaren) esteve na terceira colocação em boa parte da corrida, mas ultrapassou o companheiro Oscar Piastri após a entrada do safety car na 58ª volta e ficou com o segundo lugar.
Lewis Hamilton, da Ferrari, fez uma grande prova de recuperação na reta final da corrida e terminou na quarta colocação, seguido de Alexander Albon (Williams). Charles Leclerc (Ferrari), George Russell (Mercedes), Carlos Sainz (Williams), Isack Hadjar (Racing Bulls) e Yuki Tsunoda (Red Bull) completaram o top 10.
Gabriel Bortoleto, da Sauber, terminou a corrida na última colocação entre os que completaram a prova, após largar em 14º. Dois pilotos abandonaram: Esteban Ocon, da Haas, e Kimi Antonelli, da Mercedes.
A Fórmula 1 volta no próximo domingo, dia 25 de maio, com o emblemático GP de Mônaco. A corrida começa às 10h (de Brasília).
Como foi a corrida
A corrida já começou com emoção. Max Verstappen sabia que a largada seria decisiva em Ímola, e fez exatamente o que precisava. O piloto holandês ameaçou cair para a terceira colocação nos primeiros segundos de prova, mas segurou, atrasou a freada, passou Piastri por fora de forma espetacular e disparou na liderança.
A entrada do safety car após o abandono de Antonelli na 46ª volta agitou o final da corrida com todos juntos na relargada. Depois de muita demora para a retirada do carro do italiano, os pilotos voltaram à corrida na 53ª volta, com dez para o fim. Mas Verstappen não deu chance a Piastri e confirmou o primeiro lugar.
Mundial de Pilotos
Com a vitória, Max Verstappen vai a 124 pontos e encosta no vice-líder Lando Norris, da McLaren, que chega a 133 com o segundo lugar em Ímola. Oscar Piastri segue na liderança, agora com 146.
Veja a classificação do GP de Ímola
Max Verstappen (Red Bull)
Lando Norris (McLaren)
Oscar Piastri (McLaren)
Lewis Hamilton (Ferrari)
Alexander Albon (Williams)
Charles Leclerc (Ferrari)
George Russell (Mercedes)
Carlos Sainz (Williams)
Isack Hadjar (Racing Bulls)
Yuki Tsunoda (Red Bull)
Fernando Alonso (Aston Martin)
Nico Hulkenberg (Sauber)
Pierre Gasly (Alpine)
Liam Lawson (Racing Bulls)
Lance Stroll (Aston Martin)
Franco Colapinto (Alpine)
Oliver Bearman (Haas)
Gabriel Bortoleto (Sauber)
Esteban Ocon (Haas)
Kimi Antonelli (Mercedes)