PROJETO

Senadora diz que aumento de vagas na Câmara é “absurdo” e promete votar contra

· 1 minuto de leitura
Senadora diz que aumento de vagas na Câmara é “absurdo” e promete votar contra

Conteúdo/ODOC - A senadora Margareth Buzetti (PSD-MT) reagiu com firmeza à proposta aprovada pela Câmara dos Deputados que amplia de 513 para 531 o número de parlamentares federais. Sem rodeios, ela classificou a medida como um “absurdo” e garantiu que irá votar contra, assim que o texto chegar ao Senado.

“Meu voto é não. Não contem comigo para esse tipo de distorção. Tem muito parlamentar por aí apontando o dedo para o Judiciário, falando em aparelhamento do Executivo, mas quando a mudança é no próprio quintal, aí tudo vale? Tenha santa paciência”, criticou a senadora.

A proposta surgiu diante da necessidade de rediscutir a distribuição das cadeiras na Câmara com base no número atual de habitantes por estado. Com a defasagem populacional em algumas unidades da federação, como a Bahia e Pernambuco, a regra constitucional apontava para uma redução de cadeiras nesses locais. Para evitar o corte, deputados articularam o aumento do número total de vagas, favorecendo apenas os estados que ganharam população.

Para Margareth, a manobra é oportunista. “Quando a regra ajuda, aceitam. Quando atrapalha, mudam. É assim agora?”, ironizou.

A senadora reforçou que o país não precisa de mais representantes, mas de mais compromisso dos que já exercem mandato. “O que falta não é quantidade, é qualidade. Precisamos de parlamentares que trabalhem mais e falem menos”, afirmou.