PERFÍDIA

Abilio anuncia rompimento de contrato com construtora após operação que afastou vereadores

· 1 minuto de leitura
Abilio anuncia rompimento de contrato com construtora após operação que afastou vereadores
Construtora é responsável por parte da obra do Contorno Leste e é investigada na Operação Perfídia [Foto - Rennan Oliveira]

Conteúdo/ODOC - O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), anunciou nesta quarta-feira (7) que vai encerrar o contrato com a empresa HB20 Construtora, responsável pelas obras do Contorno Leste na Capital. A decisão ocorre após a empresa ser citada na Operação Perfídia, deflagrada na semana passada pela Polícia Civil, que investiga um esquema de pagamento de propina envolvendo vereadores da cidade.

De acordo com a investigação, os vereadores Chico 2000 (PL) e Sargento Joelson (PSD) teriam recebido R$ 250 mil da empresa para aprovar um projeto de interesse da construtora na Câmara Municipal. A denúncia provocou forte repercussão política e administrativa.

“A empresa não passará mais a fazer parte do serviço do município de Cuiabá. A gente abriu um processo, não terá aditivo de prazo no contrato da empresa. Nós vamos encerrar o contrato com essa empresa”, afirmou o prefeito em coletiva.

As obras do Contorno Leste, orçadas em R$ 125 milhões, foram iniciadas na gestão do ex-prefeito Emanuel Pinheiro (2017-2024). Desde o início do ano, Abilio já vinha criticando a execução do projeto, que teve uma primeira etapa entregue de forma incompleta. A Prefeitura apontou problemas como ausência de iluminação e sinalização adequadas e classificou a entrega como um “serviço malfeito”.

Abilio também havia identificado falhas no contrato firmado com a HB20 Construtora durante ações de fiscalização. Com o agravamento da situação após o escândalo de corrupção, o prefeito decidiu encerrar de vez a parceria com a empresa.

“Vamos abrir uma nova licitação para que uma nova empresa possa executar o serviço daquela área”, informou.