PARQUE NOVO MT

"Pista de motocross vai proporcionar espetáculos e valorizar pilotos", diz construtor

· 2 minutos de leitura
"Pista de motocross vai proporcionar espetáculos e valorizar pilotos", diz construtor
Construtor da pista explica que o trajeto favorece o competidor que demonstrar mais técnica, destreza e agilidade [Caroline Rodrigues/MT Par]

"A pista de motocross do Parque Novo Mato Grosso foi construída para proporcionar espetáculos e valorizar a habilidade dos pilotos", afirmou o construtor Paulo Caramez, responsável pelo trajeto da pista.

Entre sexta-feira (23) e domingo (25), o Parque Novo Mato Grosso, que fica na MT-251, em Cuiabá, será sede da 3ª etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross. O espaço é construído pelo Governo do Estado, por meio da MT Par - MT Participações e Projetos. Já o evento conta com patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).

Segundo Caramez, que é construtor de pistas de motocross há 30 anos e ligado a Confederação Brasileira de Motociclismo, o percurso da pista foi projetado para seguir dois critérios principais: valorizar a habilidade técnica dos competidores e a segurança, seguindo as normas da Federação Internacional de Motociclismo (FIM).

“A pista é quase um supercross: extremamente técnica. Foi construída para proporcionar disputas acirradas, pois não há espaço para altas velocidades, o que impede que a moto mais rápida leve vantagem”, explicou.

Para o construtor, o piloto vencedor será aquele capaz de pensar rápido. "Apenas na largada há espaço para mais velocidade — o restante do trajeto conta com obstáculos muito próximos uns dos outros. O percurso inclui três tipos de costelas (conjunto de ondulações na pista) e o salto de chegada exige aceleração controlada e é feito em curva, o que aumenta a dificuldade", pontuou.

Piloto Wagner Santos faz parte da equipe S2 Nordeste e é um dos competidores do Campeonato Brasileiro de Motocross [Foto - Marcos Aurélio Guimarães/ MT Par]

O piloto Wagner Santos, da equipe S2 Nordeste, já testou o circuito. Na avaliação dele, o traçado é bem competitivo, mais travado, porém divertido. “Os obstáculos realmente fazem com que a pista lembre uma de supercross. A proximidade entre eles exige que os pilotos tomem decisões rápidas e muito técnicas”, comentou.

A pista de motocross é uma das atrações do Parque Novo Mato Grosso e será utilizada pela primeira vez durante esta 3ª etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross. Com cerca de 16 mil metros quadrados, ela está preparada para receber eventos nacionais e internacionais, além de contribuir para a formação de novos atletas, funcionando como pista de treino.

Parque Novo Mato Grosso

O Governo de Mato Grosso, por meio da MT Par, está construindo o Parque Novo Mato Grosso, que será o maior parque multieventos da América Latina.

De acordo com o presidente da MT Par, Wener Santos, a pista faz parte de uma área do parque que contemplará diversos esportes, como skate, kart, bicicross e automobilismo.

“O governador Mauro Mendes está realizando uma obra pensada no melhor para o nosso Estado. Esta pista tem a chancela dos maiores especialistas do Brasil e vai receber diversos eventos que promovem lazer, fomentam o esporte e contribuem para o desenvolvimento da economia local. Só neste campeonato, a expectativa é de um público de 30 mil pessoas”, afirmou.

O evento

A 3ª etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross começa na sexta-feira (23) e termina no domingo (25). Além das provas, o evento contará com testes de pista, treinos, área destinada às equipes e pilotos, praça de alimentação, feira de negócios e diversas atrações para toda a família. A entrada é gratuita.