Conteúdo/ODOC - Após cinco meses à frente da Secretaria Municipal de Saúde de Rondonópolis, Tânia Balbinotti anunciou oficialmente seu afastamento do cargo. A decisão, segundo ela, foi tomada por motivos pessoais, especialmente relacionados à sua saúde.
Em nota divulgada nesta segunda-feira (27), Tânia destacou o empenho e dedicação durante o período em que esteve à frente da pasta. "Dei o meu melhor, mas infelizmente questões pessoais, em especial por condições ligadas à minha saúde, me levaram a pedir o afastamento do cargo", escreveu.
Ela é esposa de Odílio Balbinotti, mega empresário do agro, que teve o nome ventilado a disputar o Governo de Mato Grosso nas eleições de 2026.
Durante sua gestão, Tânia participou ativamente de um processo de reconstrução e fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no município. Ela ressaltou o aprendizado adquirido e o potencial de transformação que existe quando diferentes setores trabalham unidos por um objetivo comum. “Levo comigo muito conhecimento e o entendimento do quanto é possível melhorar a nossa cidade e a condição de vida dos que nela vivem, quando todos se unem em prol de um mesmo objetivo”, afirmou.
A ex-secretária também fez questão de agradecer a diversos parceiros e instituições que, segundo ela, foram fundamentais nesse esforço coletivo. Entre os citados estão os profissionais de saúde, sua equipe de trabalho, colegas secretários, o Conselho Municipal de Saúde, o Ministério Público, o Poder Judiciário, a Câmara de Vereadores, a Secretaria Estadual de Saúde, deputados estaduais e federais, o Escritório Regional de Saúde, a imprensa local, organizações da sociedade civil, como o Grupo de Mulheres em Prol de Rondonópolis, a Irmandade e o SOS Santa Casa.

Tânia também expressou gratidão ao prefeito Cláudio Ferreira pela confiança e pela oportunidade de contribuir com a saúde pública local. “A saúde é uma missão que exige entrega, empatia e responsabilidade. Mesmo com meu afastamento do cargo, sigo torcendo e colaborando, como cidadã e profissional, para que Rondonópolis avance cada vez mais em um sistema de saúde público mais justo, acessível e resolutivo”, concluiu.
Até o momento, a Prefeitura de Rondonópolis não anunciou quem assumirá interinamente ou em definitivo o comando da Secretaria Municipal de Saúde.