Em comemoração ao aniversário de Mato Grosso, que celebra 277 anos este mês, a Academia Mato-grossense de Letras abre suas portas nesta quinta-feira (8), na Casa Barão, a partir das 18h, em mais uma edição do projeto Casa Aberta. A entrada é livre.
O tema de maio, “...Eis aqui, sempre em flor, Mato Grosso...”, destaca um trecho do nosso hino, escrito por Dom Aquino Corrêa, sócio fundador do Centro Mato-grossense de Letras, que mais tarde passaria a se chamar Academia Mato-grossense de Letras. Fundou ainda o Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso e ocupou a Cadeira 34 da Academia Brasileira de Letras, além de governador do Estado, em 1919.
Nsta edição, além da programação costumeira, o evento inaugura uma parceria desenvolvida entre a AML e a Secretaria de Educação de Mato Grosso. Membros da Academia gravaram vídeos solicitando aos estudantes da rede estadual de ensino que escrevessem poemas com a temática ‘Mato Grosso hoje’, com a finalidade de reproduzir os versos nas paredes centenárias da Casa Barão. Os vídeos chegaram em 70 escolas de Mato Grosso e os versos dos estudantes já estão chegando.

O público que comparecer ao Casa Aberta nesta quinta-feira terá a oportunidade de conhecer em primeira mão poemas da nova geração de poetas de Mato Grosso que vem por aí. Os integrantes da AML estão entusiasmados com o compartilhamento dos versos da juventude mato-grossense, com a inauguração do Mosaico Poético "Mato Grosso hoje".
Programação
Além do Mosaico Poético, a programação do Casa Aberta vai oferecer ao público, ainda, manifestações da cultura urbana (Slam Academia e DJ; o Papo Acadêmico em torno de MT, com participação dos Imortais Lucinda Persona e João Carlos Vicente Ferreira; e um clipe do Hino de Mato Grosso, produzido pelo Sebrae, com participação de vários artistas mato-grossenses.

Papo Acadêmico - imortais convidados
Lucinda Persona nasceu em Arapongas (PR), mas veio com a família para Cuiabá em 1965, com 17 anos. É bióloga e professora universitária, além de escritora, poeta. Vem colaborando com jornais, revistas e sites; escrevendo resenhas, contos e crônicas. Sua escrita (poesia e ficção) tem sido objeto de vários estudos especializados e destaca-se como uma das principais autoras da literatura brasileira produzida em Mato Grosso. Ocupa a cadeira nº 4 da Academia Mato-grossense de Letras.
João Carlos Vicente Ferreira, escritor-de-ofício e pesquisador. Nasceu em Santa Cecília do Pavão (PR), mas está radicado em Cuiabá há várias décadas. É atuante em literatura narrativa; e tem experiência em veículos de comunicação, foi empresário no ramo da publicidade. Escreveu livros sobre história, costumes, etimologias, toponímias e biografias nos estados de Mato Grosso, Pará e Paraná. Atualmente é editor da revista mensal Lume MT. Dentre outras instituições, é membro do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso e da Academia Mato-Grossense de Letras, onde ocupa a cadeira nº 27.

Realização
O projeto Casa Aberta é idealizado pela Academia Mato-grossense de Letras com investimento do Governo de Mato Grosso via Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT)