Conteúdo/ODOC - “Acho que tá cedo, essas novelas aí de candidatos demoram muito, então não vamos nos envolver muito nisso não”, afirmou o prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), ao comentar os rumores de que sua esposa, a vereadora Samantha Íris (PL), estaria sendo cogitada como vice na eventual candidatura do vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) ao governo de Mato Grosso em 2026.
Em entrevista nesta segunda-feira (5), Abílio contou que o assunto não tem sido debatido entre o casal, apesar das especulações na imprensa. “Ela mostrou a matéria, eu falei pra ela, olha, acho que tá cedo […] a gente não está com pressa não, deixa a coisa andar e lá na frente a gente discute”, completou o prefeito.
Samantha Íris foi eleita vereadora de Cuiabá em 2020 e atua na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal. Segundo Abílio, o foco da parlamentar atualmente está em cumprir seu mandato e colaborar com pautas do Executivo. “O projeto dela ainda não definiu. A gente está com o projeto dela de trabalhar na Câmara, de fazer seu trabalho ali na CCJ, de auxiliar a gente junto do poder executivo […] Se ela quiser ser estadual, federal, se ela quiser ser vice, é direito dela, ela escolhe o que quiser.”
A movimentação nos bastidores ocorre enquanto Otaviano Pivetta ensaia uma candidatura ao governo de Mato Grosso. Aliado de primeira hora do governador Mauro Mendes (União Brasil), Pivetta deve ser o nome apoiado pelo atual chefe do Executivo estadual para a sucessão em 2026, mas ainda enfrenta resistência de lideranças do União Brasil, partido que estuda alternativas para a disputa.
Apesar de manter boa relação com Pivetta, Abílio defende que o PL, partido ao qual ele e Samantha são filiados, tenha candidatura própria ao governo. “O PL tem um partido forte, tem que ter o candidato. Agora, se o PL optar por uma aliança e isso for de comum convergência, aí tudo bem”, disse.
Entre os nomes cotados para representar o PL em 2026 estão o empresário Odílio Balbinotti Filho e o senador Wellington Fagundes, ambos citados por Abílio como possíveis pré-candidatos da legenda.