Diretor Presidente: Maksuês Leite Cuiabá, 20 de abril de 2014   
     
    Página Inicial
    Últimas Notícias
    Política
    Economia
    Polícia
    Cidades
    Esportes
    Cultura
    Variedades
    Nacional
    Internacional
    Registro Geral
    Artigo do Dia
    Enquetes
    Carta do Leitor
    Empresarial
    Presença Confirmada
    Quem Somos
    Fale Conosco
 
Cidades

Curso de Operador de Máquinas Agrícolas capacita trabalhadores de Santa Carmem e região
07/12/2013 - 19h21   

Da Redação

A agricultura é uma das áreas que gera, atualmente, mais e melhores empregos, para profissionais até com baixa escolaridade. Em Mato Grosso, estado eminentemente agrícola, não faltam incentivos para que os trabalhadores tenham melhores oportunidades de trabalho.

Com essa premissa, o Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT), desenvolve o projeto Parceria Rural Agricultura, que já qualificou mais de 11 mil trabalhadores, entre homens e mulheres, desde 2003.

Fechando o calendário de atividades de 2013, o município de Santa Carmem (localizado a 540 km de Cuiabá) sedia até a próxima terça-feira (10.11) a décima edição do curso de Operadores de Máquinas Agrícolas, com a participação de 88 alunos.

Aos 64 anos, o trabalhador Marcos Muller, foi incentivado pelo filho a participar do curso. “Meu filho teve a oportunidade de participar deste curso em 2009 e desde então conseguiu boas oportunidades. Espero também adquirir novos conhecimentos e trilhar pelo mesmo caminho, trabalhando em melhores condições e ampliando a renda da minha família”, relatou.

Oferecido de forma gratuita para os alunos, o curso de Operador de Máquinas agrícolas tem duração média de 108 aulas/hora e conta ainda com instrutores vindos diretamente das fábricas dos equipamentos para propiciar a capacitação dos alunos. “O interesse dos alunos é um dos pontos altos do curso, o que tem contribuído para que eles aprendam com mais facilidade sobre as novas tecnologias utilizadas nas atuais máquinas agrícolas”, observou o instrutor da New Holland, Jair Horback.

Horback observa ainda que, diferentemente de outras épocas em que a caixa de ferramentas era item indispensável, na atualidade mais de 90% do trabalho com as máquinas agrícolas é executado de dentro das próprias cabines, a partir do manuseio do painel de controle´, o que requer muita atenção e conhecimento técnico.

Para o instrutor da John Deere, Mathias Dembogurski, o empenho e dedicação dos trabalhadores devem ser intensificados após o curso, pois o aprimoramento dos conhecimentos adquiridos só será concreto com a prática. “Os alunos saem do curso com o conhecimento básico de operação e manutenção das máquinas agrícolas e já estão sendo observados no mercado de trabalho devido à grande demanda nesta área e à necessidade de mão-de-obra qualificada”, afirmou Matias.

Para o prefeito de Santa Carmem, Alessandro Nicole, o Governo do Estado atua de forma correta ao disponibilizar cursos que são de suma importância para a população e para o desenvolvimento regional.

“Todos nós ganhamos com o curso. As pessoas que são qualificadas e podem ter melhores condições de vida com os empregos gerados e o setor agrícola que passa a contar com profissionais mais capacitados, ainda mais levando em consideração a necessidade de aprender cada vez mais nessa área de agricultura de precisão”, salientou o prefeito.

Para a titular da Setas-MT, Roseli Barbosa, que estará presente na solenidade de formatura dos alunos na próxima terça-feira, às 19 horas, na Câmara Municipal de Santa Carmem, investir na qualificação profissional é garantir um futuro melhor para os mato-grossenses.

“A qualificação profissional, aliada a outros programas executados pela Setas-MT, tem proporcionado a gradativa melhora das condições de vida da nossa população. Vamos continuar nesse caminho em 2014, beneficiando mais pessoas de todas as regiões de Mato Grosso”, adiantou Roseli Barbosa.

PARCERIA DE SUCESSO

O Curso de Operador de Máquinas Agrícolas é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado, a Case Máquinas Agrícolas, a New Holland, a John Deer, a Basf, a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e prefeituras municipais.

 

 Enviar por email  Imprimir    Comentar
 


 
Últimas Notícias de Cidades :: 
Cidades
19h27 : PM e PRF autuam 55 e prendem 22 em flagrante na Emanuel Pinheiro
Cidades
19h55 : Em Cuiabá, construção da UPA Leste vai custar R$ 4,2 milhões; prazo é de 180 dias
Cidades
15h54 : Inscrições para o Várzea Vest vão até o próximo dia 25 de abril; são mil vagas
Cidades
12h05 : Tráfego é liberado parcialmente na Ponte Júlio Müller sentido Várzea Grande-Cuiabá
Cidades
11h12 : Campanha de vacinação contra a gripe começa dia 23 de abril em Cuiabá
Mais Notícias de Cidades::
  Publicidade
Microlins
Programa Sávio Pereira
© O Documento - Uma Impressão Digital. 2001 - 2014
É proibida a reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorizaçao por escrito dos responsáveis.
Fone: (65) 3644.4160