Diretor Presidente: Maksuês Leite Cuiabá, 23 de abril de 2014   
     
    Página Inicial
    Últimas Notícias
    Política
    Economia
    Polícia
    Cidades
    Esportes
    Cultura
    Variedades
    Nacional
    Internacional
    Registro Geral
    Artigo do Dia
    Enquetes
    Carta do Leitor
    Empresarial
    Presença Confirmada
    Quem Somos
    Fale Conosco
 
Cidades

Estado destaca ações para desenvolvimento econômico e social de Cuiabá
07/04/2013 - 08h45   

Da Redação

O município de Cuiabá tem muito a comemorar no seu aniversário de 294 anos, não somente pela visível transformação em sua infraestrutura, como também pelos significativos avanços na geração de emprego e renda no desenvolvimento social obtidos nos últimos anos. Desde a implementação do Plano Mato Grosso Sem Miséria, no final de 2011, em consonância com o Brasil Sem Miséria, mais de 64 mil pessoas saíram da linha pobreza no Estado de Mato Grosso, sendo que grande parte delas estavam concentradas na capital mato-grossense e nos municípios circunvizinhos.

Esse resultado é fruto de ações conjuntas entre União, Governo do Estado e Prefeituras Municipais ao colocar em prática o programa de transferência de renda estadual, Panela Cheia, aliado aos programas federais Bolsa Família e Brasil Carinhoso, entre outras ações inseridas no Plano com foco na erradicação de extrema pobreza.

De acordo com os dados mais recentes apresentados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), ainda existem em Cuiabá 52.224 famílias registradas no Cadastro Único, ou seja, com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa.

E para atender esse público preferencial nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e nos Centros de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), o Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT), também oferece suporte técnico aos gestores e técnicos municipais com a realização de capacitações e treinamentos.

Já para fomentar a geração de emprego e renda na Capital, que nos seus quase 300 anos de fundação vivencia uma das maiores procuras por mão de obra qualificada, o Governo estadual disponibiliza de forma gratuita à população cursos de qualificação profissional nas mais diversas áreas.

Com o foco nas oportunidades geradas com a preparação de Cuiabá para os jogos da Copa do Mundo de 2014 e pós-Copa, foi desenvolvido o programa Copa em Ação, uma iniciativa que já qualificou mais de três mil trabalhadores em Cuiabá e que desde o inicio de 2013 disponibilizou outras1.500 mil vagas em mais de 40 opções de cursos.

As qualificações são voltadas para os setores de indústria, comércio, serviços e construção civil, áreas com intensa demanda de mão de obra no atual contexto de desenvolvimento econômico do Estado.

Desempregados, mulheres chefes de famílias e pessoas participantes dos programas de transferência de renda constituem o público prioritário do programa. Contudo, o Copa em Ação também oferece cursos de qualificação para quem está no mercado de trabalho e continua em busca de aprimoramento profissional.

Outra ação desenvolvida pela Setas-MT que tem contribuído com a geração de renda familiar nas comunidades cuiabanas é o Mulheres Empreendedoras. Em 2012, foram qualificadas 1300 mulheres em 30 bairros de Cuiabá. Devido ao sucesso do programa e alta procura pelas participantes, para 2013 a iniciativa foi expandida para 75 bairros, contemplando mais 2.300 mulheres.

O Sine Estadual, mais conhecido como a Casa do Trabalhador, também contribui com o desenvolvimento social do município com o encaminhamento dos trabalhadores ao mercado de Trabalho. Nos últimos três anos, mais de 300 mil pessoas foram atendidas pelo Sine, sendo que grande parte delas com o encaminhamento para as vagas abertas no mercado de trabalho.

No rol das atividades desenvolvidas pela Setas-MT, cabe destacar ainda o atendimento a população em situação de extrema pobreza, com necessidades imediatas, para que seja dada condições de proteção a estas famílias. Com essa premissa, a Setas-MT também oferece programas como a doação de filtros de água, cestas básicas e confecção de documentos básicos, itens indispensáveis para o exercício da cidadania.

Além disso, o Governo do Estado disponibiliza outros programas de inclusão social, a exemplo do Mutirão Rural da Cidadania, Prato Popular, Microcrédito a Juro Zero e o próprio Casamento Comunitário, que depois de possibilitar a união de mais de 15 mil casais em todos o Estado, será mais uma vez realizado em Cuiabá, com data prevista para o mês de agosto deste ano. Sem contar com a sede do Ganha Tempo localizada no na região central de Cuiabá, com a finalidade de concentrar no mesmo local diversos serviços voltados ao pleno exercício da Cidadania, dentre eles, emissão de documentos e registro de boletim de ocorrência, totalizando mais dois milhões de atendimentos nos últimos três anos.

Na opinião da secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social, Roseli Barbosa, o município de Cuiabá está prestes de vivenciar um dos melhores momentos de sua história, com a preparação de uma Capital bem estruturada, aliada à execução de ações concretas no combate à extrema pobreza que possibilitam melhores condições de vida para a população.

“É nossa missão do Governo trabalhar em prol do desenvolvimento de Mato Grosso como um todo e levando em consideração a importância da nossa querida Capital no contexto do desenvolvimento socioassistencial do Estado estão sendo realizados inúmeros investimentos tanto no combate à extrema pobreza como na geração de melhores oportunidades de emprego à população”, afirmou Roseli Barbosa, parabenizando Cuiabá pelos seus 294 anos.

 

 Enviar por email  Imprimir    Comentar
 


Comentários dos Leitores :: 
telas de proteção cuiaba (telascuiaba@r7.com) - 07/04/2013 20h14

parabens povo de cuiaba e os paus rodados..............
 
Últimas Notícias de Cidades :: 
Cidades
11h36 : Enfrentamento ao tráfico de pessoas gera debate na OAB/MT
Cidades
09h14 : Jornalista e marqueteiro, Paulo Leite morreu hoje aos 55 anos de idade
Cidades
08h36 : Lançados editais para plano de asfaltamento de 130 km em bairros da Capital
Cidades
08h29 : Sem-terras começam segundo dia de manifestações na BR-364 em Rondonópolis
Cidades
08h02 : Contemplados do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’ assinam contrato nesta quarta (23)
Mais Notícias de Cidades::
  Publicidade
Microlins
Programa Sávio Pereira
© O Documento - Uma Impressão Digital. 2001 - 2014
É proibida a reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorizaçao por escrito dos responsáveis.
Fone: (65) 3644.4160