Diretor Presidente: Maksuês Leite Cuiabá, 24 de abril de 2014   
     
    Página Inicial
    Últimas Notícias
    Política
    Economia
    Polícia
    Cidades
    Esportes
    Cultura
    Variedades
    Nacional
    Internacional
    Registro Geral
    Artigo do Dia
    Enquetes
    Carta do Leitor
    Empresarial
    Presença Confirmada
    Quem Somos
    Fale Conosco
 
Cidades

Cuiabá vai aderir ao programa federal "Crack, é possível vencer"
06/02/2013 - 10h20   

Da Redação

A Prefeitura de Cuiabá decidiu aderir ao programa do Governo Federal, “Crack, é possível vencer”, apresentado durante videoconferência realizada ontem (05). O secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, José Rodrigues Rocha Junior, afirmou que a metodologia usada pelo Ministério da Justiça “é extremamente benéfica para os municípios”.

O programa prevê a participação de entidades ligadas a políticas públicas de prevenção do uso, tratamento e reinserção social do usuário de crack e outras drogas.

A metodologia é baseada em três eixos principais: prevenção, cuidado e autoridade. Ou seja, dar tratamento adequado ao usuário de crack e outras drogas; oferecer cuidados àqueles que convivem com o indivíduo, como família e amigos; e elencar as autoridades e funções referentes a cada poder envolvido no sentido de cumprir as demais metas.

Para o secretário José Rodrigues, o programa se destaca pelo cuidado que prevê com a família. “É um trabalho que une a família ao poder público. Não adianta tratar o usuário de drogas e deixar a família dele sem um novo horizonte. Por isso são previstos cursos de qualificação e programas de assistência social”, afirmou. <

O secretário de Esportes e Cidadania de Cuiabá, Carlos Brito, também participou da videoconferência e lembrou o papel importante realizado pela pasta. “O Conselho Municipal Antidrogas é responsabilidade da Secretaria de Esportes e esse programa vem beneficiar não só o individuo, mas também toda uma sociedade que vive em torno dele”.

Para Carlos Brito, o esporte é uma ferramenta importante no eixo da prevenção. “O esporte é uma maneira de estimular e mostrar a crianças e jovens que um novo caminho é possível. Mas também aparece no eixo de ‘cuidados’, pois os esportes também são uma espécie de terapia para quem passa por uma situação difícil”, explicou.

Durante a apresentação, o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, esclareceu o papel do governo federal nas ações a serem realizadas pelos municípios e estados, que segundo ele são o elo mais próximo com o cidadão. “Vamos ajudar os estados e os municípios a montarem um rede completa de atendimento ao usuário de drogas e sua família. Vamos ajudar, principalmente, com os custeios dessas ações”, explicou.

A adesão da Prefeitura de Cuiabá deverá ser concluída nos próximos dias, quando passará a implantar os serviços.

 

 Enviar por email  Imprimir    Comentar
 


 
Últimas Notícias de Cidades :: 
Cidades
11h25 : Policiais federais protestam durante visita da presidente em Cuiabá
Cidades
16h03 : Luz em Conta: Cemat inicia entrega de geladeiras em Várzea Grande
Cidades
15h53 : Conab realiza leilão de 25 mil toneladas de milho
Cidades
15h41 : Mirante deve ser interditado em até 48 horas
Cidades
13h23 : Pontes de Lacerda sedia Seminário Regional sobre de Drogas e Paz
Mais Notícias de Cidades::
  Publicidade
Microlins
Programa Sávio Pereira
© O Documento - Uma Impressão Digital. 2001 - 2014
É proibida a reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorizaçao por escrito dos responsáveis.
Fone: (65) 3644.4160