Diretor Presidente: Maksuês Leite Cuiabá, 24 de abril de 2014   
     
    Página Inicial
    Últimas Notícias
    Política
    Economia
    Polícia
    Cidades
    Esportes
    Cultura
    Variedades
    Nacional
    Internacional
    Registro Geral
    Artigo do Dia
    Enquetes
    Carta do Leitor
    Empresarial
    Presença Confirmada
    Quem Somos
    Fale Conosco
 
Política

Coronel é condenado pela Justiça por usar policiais e veículos para fins particulares
23/07/2012 - 18h04   

Da Redação

A Justiça julgou procedente a ação civil pública proposta pelo Ministério Público Estadual (MPE) e condenou o tenente-coronel da Polícia Militar Pery Taborelli da Silva Filho, atual candidato a vereador em Várzea Grande pelo PV, por atos de improbidade administrativa em razão da utilização de servidores e veículos públicos para o atendimento de interesses particulares. Os fatos ocorreram em 2007, no município de Rosário Oeste, quando Pery Taborelli comandava o 7º Batalhão de Polícia Militar do município.

O tenente-coronel foi condenado nos artigos 9º e 10º da Lei 8.429/92, que prevê a perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao seu patrimônio, correspondentes ao valor de nove salários mínimos vigentes à época dos fatos; pagamento de multa civil relativa ao dobro do acréscimo patrimonial; ressarcimento integral do dano correspondente à utilização de uma motocicleta da PM e multa civil de duas vezes o valor do dano causada ao erário.

De acordo com a promotora de Justiça Ana Carolina Rodrigues Alves Fernandes, Pery Taborelli criou a associação "Casa do Saber" que, por meio de assistencialismo social, tinha como objetivo fazer a sua promoção pessoal. “Para possibilitar a realização das atividades assistenciais e educacionais da instituição, por meio de cursos de informática, o réu utilizou-se de sua posição de comando e determinou que vários soldados da corporação prestassem serviços na Casa do Saber, em uma clara economia com a contratação de professores, já que os servidores estavam sendo custeados com verbas do erário público”.

Segundo ela, uma motocicleta da Polícia Militar também foi utilizada por soldados fardados, em horário de trabalho, para entrega de convites referentes a atividades da "Casa do Saber". O tenente-coronel foi acusado, ainda, de autorizar a utilização de uma viatura/caminhonete para transportar o empresário Gilson da Silva até Cuiabá para que o mesmo realizasse compras para o seu estabelecimento comercial, sendo inclusive, escoltado por um policial militar. O empresário também foi acionado pelo Ministério Público por ato de improbidade administrativa.

“A partir do momento que o requerido se valeu de bens e servidores públicos para isso, a sua conduta é imediatamente transportada para a seara da má-fé, porque iniciativas que rendam ensejo à promoção do bem social (como o oferecimento de cursos que propiciem a inclusão digital, por exemplo) sempre são muito bem vistas pela sociedade em geral; mas se isso ocorrer às custas do erário, a este último devem ser creditados os louros do reconhecimento e não ao agente público em si que conduz o projeto, como se ele próprio estivesse dispensando recursos angariados para tanto”, consta em um dos trechos da sentença.

O empresário Gilson da Silva foi condenado ao ressarcimento integral do dano correspondente à utilização de uma viatura da Polícia Militar em proveito próprio, perda dos valores acrescidos ilicitamente e multa civil de duas vezes o valor do dano.

 

 Enviar por email  Imprimir    Comentar
 


Comentários dos Leitores :: 
jorge (jorge@terra.com.br) - 23/07/2012 21h19

Engraçado senao cômico, TODOS CORONEIS USAM DO CARGO PARA BENEFICIO PROPRIO, viaturas com 2 policiais indo buscar em casa de manha e levando a tarde, sendo que seus 2,3 carros particulares ficam na garagem. Carros oficiais e policiais a disposiçao de esposas e filhos dos coroneis, etc, etc, e etc...
Insana (Seraquesoueu@hotmail.com) - 23/07/2012 23h34

Engracado porque será que só apareceu agora uma reportagem sobre tamborilai será que e poque ele nao esta apoiando os campos.?
BECO DO PORETE (BECO2013@HOTMAIL.COM) - 04/03/2013 08h55

BEM FEITO; AGORA VAI COMEÇAR APARECER AS PODRIQUEIRAS DESSE CHIQUITANO TABORELY; ESSE AÍ SAUI CIORRIDO DE ROSÁRIO, SAIU CORRIDO DE RONDONOPOLIS E TÁ DEVENDO ATÉ OS DENTES PRA AGIOTA E AGORA SE FAZ DE SANTINHO ; SÓ SE FOR SANTINHO DO PAU OCO OK.
 
Últimas Notícias de Política :: 
Política
16h44 : Eduardo Lopes comemora aprovação, pelo Senado, da aposentadoria especial para o pescador
Política
16h36 : Pela 1ª vez, Dilma estará em solo cuiabano nesta quinta-feira e visita Arena
Política
09h28 : Pinheiro junta documentos para provar inocência e diz ser perseguido
Política
09h17 : Toninho não teme ameaça de expulsão do PSD
Política
16h46 : Riva promete dar nomes aos bois, se referindo a tentativa de extorsão ao genro
Mais Notícias de Política::
  Publicidade
Microlins
Programa Sávio Pereira
© O Documento - Uma Impressão Digital. 2001 - 2014
É proibida a reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorizaçao por escrito dos responsáveis.
Fone: (65) 3644.4160