Diretor Presidente: Maksuês Leite Cuiabá, 20 de abril de 2014   
     
    Página Inicial
    Últimas Notícias
    Política
    Economia
    Polícia
    Cidades
    Esportes
    Cultura
    Variedades
    Nacional
    Internacional
    Registro Geral
    Artigo do Dia
    Enquetes
    Carta do Leitor
    Empresarial
    Presença Confirmada
    Quem Somos
    Fale Conosco
 
Cidades

Unemat e Secitec discutem com a Capes programas de qualificação
18/07/2012 - 18h15   

Da Redação

O reitor da Universidade do Estado de Mato Grosso, Adriano Silva, o pró-reitor de Pesquisa e Pós Graduação, Antônio Malheiros e a secretária de Estado de Ciência e Tecnologia, Áurea Regina Ignácio estiveram nesta terça-feira (17) em Brasília com o presidente da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), dr. Jorge Almeida Guimarães e diretor de Avaliação da Capes, Lívio Amaral. O interesse é fortalecer os programas de pós-graduação stricto sensu na instituição.

O reitor da Unemat destaca que é fundamental ampliar a oferta de cursos de pós-graduação seja em nível de mestrado ou doutorados na Unemat, e que essa ação vai de encontro com as necessidades de desenvolvimento do Estado e da Região Centro-Norte do Brasil. “Nosso objetivo com essa visita é apresentar a nossa instituição e sua localização e importância estratégica para Mato Grosso, no sentido de sensibilizar a Capes para as demandas que são apresentadas pela Unemat”, ressalta Adriano.

O pró-reitor Antônio Malheiros lembrou que atualmente a Unemat tem seis propostas de doutorados institucionais que estão em apreciação na Capes. São elas: “Ciência política e relações internacionais” com a IUPERJ, “Sociologia” com a UFSCar, “Administração” com a Unisinos, “Educação para ciências” com a Unesp-Bauru, “Linguagem” com a UFMG, “Desenvolvimento Regional” com a UFPA.

Além dessas propostas a Unemat também aguarda a aprovação da Capes para a abertura de dois doutorados institucionais, sendo eles em “Estudos Literários”, no campus de Tangará da Serra e “Linguística” em Cáceres e também de dois mestrados acadêmicos em “Língua e Literatura”, no campus de Sinop e de “Tecnologia de produção agrícola” no campus de Barra do Bugres.

Para o pró-reitor esse encontro com a presidência da Capes foi fundamental para que a Unemat pudesse apresentar suas demandas e também estrutura e as áreas prioritárias. “Além disso, o fato da Unemat e Estado estarem de acordo e trabalhando junto acaba fortalecendo a necessidade de ampliar e manter na região profissionais com doutorado, o que acaba sendo facilitado com a ampliação de ofertas de cursos de qualificação stricto-sensu”, avalia Antônio Malheiros.

A secretária de Ciência e Tecnologia, Áurea Regina Ignácio, também destaca a importância do Estado e da Unemat atuarem em conjunto pelo desenvolvimento sustentável e também pela ampliação de ofertas e qualificação da mão-de-obra fora do eixo Sul e Sudeste do país, que tem a maior concentração de doutores.

 

 Enviar por email  Imprimir    Comentar
 


 
Últimas Notícias de Cidades :: 
Cidades
19h27 : PM e PRF autuam 55 e prendem 22 em flagrante na Emanuel Pinheiro
Cidades
19h55 : Em Cuiabá, construção da UPA Leste vai custar R$ 4,2 milhões; prazo é de 180 dias
Cidades
15h54 : Inscrições para o Várzea Vest vão até o próximo dia 25 de abril; são mil vagas
Cidades
12h05 : Tráfego é liberado parcialmente na Ponte Júlio Müller sentido Várzea Grande-Cuiabá
Cidades
11h12 : Campanha de vacinação contra a gripe começa dia 23 de abril em Cuiabá
Mais Notícias de Cidades::
  Publicidade
Microlins
Programa Sávio Pereira
© O Documento - Uma Impressão Digital. 2001 - 2014
É proibida a reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorizaçao por escrito dos responsáveis.
Fone: (65) 3644.4160