Diretor Presidente: Maksuês Leite Cuiabá, 18 de abril de 2014   
     
    Página Inicial
    Últimas Notícias
    Política
    Economia
    Polícia
    Cidades
    Esportes
    Cultura
    Variedades
    Nacional
    Internacional
    Registro Geral
    Artigo do Dia
    Enquetes
    Carta do Leitor
    Empresarial
    Presença Confirmada
    Quem Somos
    Fale Conosco
 
Cidades

Funcionários da Educação aprendem a trabalhar informática como recurso didático
12/05/2011 - 16h41   

Da Redação

Para trabalhar a informática como recurso didático são necessários profissionais preparados e treinados para utilizar as possibilidades oferecidas por este sistema.

Com esse objetivo, a Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME) em parceria com o MEC, por meio do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo), oferecerá, durante todo o ano, o Curso de Formação para Operacionalização dos Laboratórios de Informática das escolas da capital, aos Técnicos em Multimeios Didáticos (TMD).

Para implementar a formação, cada estado e município possuem um Núcleo de Tecnologia que oferece suporte técnico, capacitação dos profissionais da educação, equipes administrativas além da avaliação do processo de informatização das escolas. Os municípios contam também com o apoio do UNDIME (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) para a promoção dessas ações.

Ao MEC cabe a aquisição das máquinas e dos softwares. A contrapartida dos estados e municípios é a execução das capacitações e demais atribuições dos Núcleos de Tecnologias.

Na capital, a formação será composta de seis módulos, em diversos pólos, que abordarão temas como operacionalização dos espaços nas escolas, softwares, elaboração de projetos e tecnologia da informação e comunicação e operacionalização dos Laboratórios de Informática das escolas da capital.

De acordo com a coordenadora de programas e projetos da SME, Elizany Rosa, essa capacitação também está sendo implementada, com abordagens diferentes, aos professores da rede de ensino do município. “Docentes e TMDs terão funções definidas no trabalho pedagógico usando a informática como uma ferramenta a mais nesse processo”.

Elizany explicou que aos Técnicos caberá a disponibilização eficiente das máquinas no laboratório de informática, além do cuidado com a manutenção do equipamento. “O professor, que também contará com o auxílio desse profissional, prepara e media as aulas que serão trabalhadas usando o computador”.

Os cursos direcionados aos professores também formarão multiplicadores de capacitação, segundo a tutora da formação dos TMDs, Maria Auxiliadora de Almeida. “Esses formadores serão selecionados por meio de uma avaliação. A tecnologia está aí para ajudar nossa vida. Estamos em um processo de apropriação dela para que possamos fazer um bom uso”, analisou.

Há 11 anos no munícipio, a TMD Maria Lúcia Resende, da escola municipal Padre Raimundo Pombo, no bairro Parque Cuiabá, afirmou que o aprendizado no curso revelou a importância da informática para a educação. “Tudo isso abriu um leque na minha cabeça, pois a gente acha que só crianças aprendem tecnologia. Na verdade, só não aprendemos se não tivermos acesso. É um grande crescimento para nós e para a educação do município”, completou.

A capacitação promovida pelos servidores da rede e para os trabalhadores dela é, na perspectiva do do coordenador do Núcleo de Tecnologia Municipal de Cuiabá (NTM), Ângelo Valentin Lena, o diferencial dessa formação. “Estamos qualificando nosso quadro de funcionários para que sejamos capazes de fazer nosso próprio produto. Podemos errar, mas seremos proprietários de tudo o que construímos”.

 

 Enviar por email  Imprimir    Comentar
 


 
Últimas Notícias de Cidades :: 
Cidades
12h05 : Tráfego liberado parcialmente no sentido Várzea Grande-Cuiabá
Cidades
11h12 : Campanha de vacinação contra a gripe começa dia 23 de abril em Cuiabá
Cidades
08h12 : Movimento de passageiros na rodoviária cresce 15%
Cidades
16h25 : Pedro Henry passará aniversário e Páscoa preso; não cumpriu 1/6 da pena
Cidades
15h10 : Somente serviços essenciais funcionam; veja o que abre e o que fecha
Mais Notícias de Cidades::
  Publicidade
Microlins
Programa Sávio Pereira
© O Documento - Uma Impressão Digital. 2001 - 2014
É proibida a reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorizaçao por escrito dos responsáveis.
Fone: (65) 3644.4160