Da Redação
O Aquário Municipal Justino Malheiros, localizado no museu do Rio no porto, cartão postal do município de Cuiabá, continua funcionando em horário normal do período das férias. Segundo o coordenador do Aquário, Terú Izawo, o museu vem sendo considerado como atração turista para os visitantes do nosso município. Só no mês de dezembro e até 11 de janeiro, recebemos entorno de 200 visitantes por dia. A maioria deles turistas. “Hoje o Aquário representa um dos principais pontos de lazer e turístico da capital Matogrossense, tornando-se assim um roteiro indispensável para estudantes, moradores e turistas vindos de várias partes do Brasil e do mundo.
O aquário funciona de terça à sexta 09h as 17h, e aos domingos e feriados 09h as 3h. Terú ainda ressalta, que após o período de férias escolares todas as visitas devem ser agendas pelo telefone 3313-3048. Os valores para as visitas no aquário continua o mesmo R$1,50 adultos e R$: 0,50 para crianças. As escolas públicas que agendarem com antecedência as visitas não pagam.
Atualmente há no aquário cerca de aproximadamente 50 espécies das mais conhecidas na região da Bacia Platina, entre as 263 espécies existentes e catalogadas. O Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Lécio Victor Monteiro da Silva Costa, acrescenta que a Smades tem um compromisso com a Defesa Intransigente do Rio Cuiabá e da sua biodiversidade. “Vamos propiciar um processo educativo e a construção de Sociedades sustentáveis mais conscientes e equilibradas. Os nossos rios e córregos pedem socorro, e temos que ampliar nossas responsabilidades para promover o resgate da vida nos corpos hídricos existentes no município, de modo a preservar as nascentes, e melhorar a qualidade contínua e a balneabilidade de nossas águas”.