Diretor Presidente: Maksuês Leite Cuiabá, 24 de abril de 2014   
     
    Página Inicial
    Últimas Notícias
    Política
    Economia
    Polícia
    Cidades
    Esportes
    Cultura
    Variedades
    Nacional
    Internacional
    Registro Geral
    Artigo do Dia
    Enquetes
    Carta do Leitor
    Empresarial
    Presença Confirmada
    Quem Somos
    Fale Conosco
 
Cultura

Filme retrata o trabalho de humanização nos hospitais
27/10/2005 - 18h04   

Da Redação

A Secretaria de Estado de Saúde (Ses) apóia a iniciativa da Associação dos Profissionais de Cinema e de Outras Tecnologias Audiovisuais do Estado de Mato Grosso (AMAV/ABD-MT) em lançar, em Cuiabá, o documentário “Doutores da Alegria”, dirigido por Mara Mourão.

“Apesar dos Doutores da Alegria atuarem só com crianças, o filme reforça à sociedade a importância da implantação da política pública de humanização do SUS, que em Mato Grosso é desenvolvida por meio do projeto ‘Saúde com Alegria’ que conta com a atuação dos Doutores Palhaços, visando a suavização do ambiente hospitalar, o aumento do bem-estar dos pacientes, funcionários e corpo clínico”, disse o doutor palhaço, Daniel de Paula, do projeto “Saúde com Alegria”, desenvolvido pela Ses em cinco hospitais públicos e conveniados com o Sistema Único de Saúde (SUS).

Daniel de Paula reforçou que o grupo apóia a iniciativa do lançamento do filme “Doutores da Alegria”, que remete ao público o cotidiano dos hospitais enfocando as transformações e interferências nesse ambiente provocadas pelo novo ramo da medicina denominado de “besteirologia”.

De acordo com o diretor geral da AMAV/ABD, Sérgio Luiz Brito, “Doutores da Alegria” será lançando no próximo dia 05 de novembro, na sala 2 do Cinemais do Goiabeiras Shopping, com sessões às 15 e 17 horas. O documentário tem duração de 96 minutos e ficará em cartaz até o dia 10 novembro. “’Doutores da Alegria’ é um filme que transporta o público para o dia-a-dia dos hospitais e capta a transformação nestes ambientes provocada pelo encontro de palhaços com a criança doente”.

O documentário, conforme a sinopse, “retrata o dia-a-dia dos hospitais que recebem visitas do grupo Doutores da Alegria, formado por atores que se vestem de palhaços para alegrar as crianças internadas e a transformação pela qual o ambiente passa com a simples presença dos palhaços, proporcionando cenas engraçadas e ainda presenciando depoimentos tocantes ao lado dos pacientes, seus pais e médicos”.

Segundo Sérgio Brito, o lançamento do filme integra as atividades da “Mostra CineMundo”, que começou no último dia 16 de outubro e prossegue até 17 de novembro, na sala 2 Cinemais. A mostra conta com a exibição de produções recentes de mais de 20 países. “Consideramos de extrema importância o evento diante da possibilidade de se promover a prática interdisciplinar entre saúde e cultura”, disse Sérgio Brito. Do festival internacional do cinema brasileira de Nova York e de Gramado, o documentário “Doutores da alegria” recebeu mais uma indicação cinematográfica para concorrer ao 33º International Emmy Awards.

Vale lembrar que Mato Grosso foi o primeiro Estado brasileiro a institucionalizar a função dos “Doutores Palhaços”, que atuam desde junho de 2004. Atualmente em Cuiabá, o grupo é composto por oito servidores e atua no Hospital Universitário Júlio Muller (HUJM), Hospital Geral Universitário (HGU), Hospital do Câncer e nos Prontos Socorros de Cuiabá e de Várzea Grande. Nas cidades de Colíder, Sorriso, Cáceres e Rondonópolis o projeto surgiu a partir de dezembro de 2004 quando 13 servidores da Saúde foram capacitados para exercer a função de suavizadores hospitalares atuando nos hospitais de cada município.

 

 Enviar por email  Imprimir    Comentar
 


 
Últimas Notícias de Cultura :: 
Cultura
09h11 : Creche São Mateus prepara tarde cuiabana para comemorar a Páscoa
Cultura
14h53 : Projeto musical Sonora Brasil inicia circuito 2014 esta semana
Cultura
12h28 : Auto da paixão de Cristo, cinema e exposição marcam fim de semana
Cultura
09h06 : Cultura oferece curso de Desenho Técnico Publicitário e Criação
Cultura
05h33 : Competição irá premiar projetos de tecnologias digitais para educação
Mais Notícias de Cultura::
  Publicidade
Microlins
Programa Sávio Pereira
© O Documento - Uma Impressão Digital. 2001 - 2014
É proibida a reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorizaçao por escrito dos responsáveis.
Fone: (65) 3644.4160