Diretor Presidente: Maksuês Leite Cuiabá, 21 de abril de 2014   
     
    Página Inicial
    Últimas Notícias
    Política
    Economia
    Polícia
    Cidades
    Esportes
    Cultura
    Variedades
    Nacional
    Internacional
    Registro Geral
    Artigo do Dia
    Enquetes
    Carta do Leitor
    Empresarial
    Presença Confirmada
    Quem Somos
    Fale Conosco
 
Empresarial

Phídias traz nova tendência para Cuiabá: Avaliação Funcional
12/06/2012
  

Da Assessoria

Normalmente quando um aluno se matricula em uma academia, a primeira coisa pela qual ele passa é a avaliação física. Depois ele recebe a planilha de exercícios e começa a treinar. Faz uma aula em um dia, no outro musculação e quem sabe esteira. E só. Muitas pessoas já fizeram isso e depois de um tempo desistiram de praticar atividades físicas. Mas esse método de treinamento vem sendo aperfeiçoado. Seguindo as novas tendências e conceitos, a Academia Phídias irá implantar no segundo semestre de 2012 um novo serviço com foco no atendimento aos clientes tendo como base a avaliação funcional.

O novo método de avaliação procura estudar através de alguns movimentos básicos, desequilíbrios musculares ou se as articulações estão fazendo corretamente suas funções de mobilidade e estabilidade, partindo da premissa que o corpo deve ser livre de limitações e desequilíbrios antes de se começar um programa de treinamento. Após a coleta desses dados, o professor terá em mãos um panorama geral sobre a funcionalidade do corpo do aluno.

Não se trata mais, portanto, de pensar o treino de forma fragmentada, com músculos estimulados isoladamente, por exemplo. No treino ideal, todas as estruturas do organismo envolvidas no movimento devem ser levadas em consideração. É o chamado treinamento funcional, integrado por exercícios capazes de turbinar, ao mesmo tempo o equilíbrio, a força, a estabilidade e a potência.

A nova técnica para conhecer a fundo os segredos que interferem nos movimentos de cada um antes do ingresso na atividade física, já começou a ser oferecido em academias americanas, como a moderna Equinox, a respeitada Mayo Clinic e o Cooper Fitness Center. Além disso, foi assunto de capa da Revista IstoÉ de maio, com entrevista de Mauro Guiselini, pesquisador e mestre em educação física pela Universidade de São Paulo (USP), autor de 23 livros sobre atividade física e consultor do programa Bem Estar da Globo.

Para preparar a equipe, a Phídias participou em setembro de 2011 da 12ª edição da IHRSA FITNESS BRASIL Latin American Conference & Trade Show em São Paulo. Na ocasião os professores Weyk Batista e Fabíula Lebbeck participaram da palestra “Modelo de gestão técnica para retenção” com o professor Mauro Guiselini. Em março de 2012, com intenção de capacitar toda a equipe a Academia Phídias trouxe o professor para ministrar o curso “Atendimento e Retenção dos Alunos e a Integração da Avaliação Funcional & Core” do Instituto Mauro Guiselini.

Segundo o diretor administrativo da Phídias, Weyk Batista Sousa, o novo método vem ao encontro do que a academia já começou a implantar em seu dia-a-dia, com a sala e a aula funcional. “Precisamos conhecer os nossos alunos cada vez melhor, como diz o criador da técnica, Gray Cook, primeiro ajudá-las a se movimentar bem para depois se movimentar com frequência”, comenta.

Outro ponto importante destacado pelo diretor administrativo é o número significativo de evasão de alunos após os três primeiros meses de academia. “Esses meses são críticos, a possibilidade do aluno desistir é alta, por isso procuramos alternativas para esse problema, e uma das soluções encontradas foi a avaliação funcional”, que visa um cuidado maior com o aluno iniciante, afirma.

A diretora dos recursos humanos da Phídias, Fabíula Lebbeck, afirma que apesar de nesse primeiro momento o foco ser os alunos novos, os que já estão na academia também serão beneficiados. “Ambos terão o treino determinado individualmente, embasado em informações que permitem instituir com maior precisão a escolha dos exercícios, o tempo e a intensidade necessários ao resultado desejado. Além de ajudar a evitar equívocos responsáveis por lesões ou vícios criados a medida do tempo. Por exemplo, só porque os alunos antigos já estão treinados, não significa que não existem falhas. Essa é uma oportunidade de corrigir e aprimorar”, pontua.

Como é feita a avaliação funcional

A avaliação consiste em um teste com sete movimentos de simples execução, onde serão detectados os desequilíbrios musculares, grau de mobilidade, limites articulares e dores, além do preenchimento de uma ficha detalhada de anamnese.

A partir deste ponto, são prescritos os melhores exercícios para que o aluno ou atleta atinja sua melhor performance, dentro do seu objetivo principal. Geralmente os programas de exercícios são baseados nos desequilíbrios musculares, que são pontos em que a pessoa tem uma fraqueza ou instabilidade articular e muscular decorrente de uma má postura natural ou gerada pela sua profissão (coisas muito comuns hoje em dia).

Além disso, identifica-se, também, quais os músculos estão encurtados (geradores de dor), a fim de ativá-los e fortalecê-los.

Tudo isso resulta em uma melhora da postura e fortalecimento como um todo. Os resultados estéticos acontecem como consequência de um trabalho bem feito no começo, e também da continuidade dos exercícios. São feitas avaliações periódicas para verificar o desempenho do aluno dentro do programa de exercícios prescrito.



 
Mais de Empresarial :: 
15/04/2014
Nova casa de entretenimento é lançada em Cuiabá
11/03/2014
Microlins amplia ingresso do curso “Gestão do primeiro emprego”
19/02/2014
Assaí Atacadista inaugura 1ª loja em Várzea Grande
12/02/2014
Lucro do Itaú em 2013 é o maior da história dos bancos do Brasil
24/01/2014
Volkswagen up! tem o menor custo de reparo do Brasil
23/01/2014
Toyota se mantém como líder mundial com quase 10 milhões de carros vendidos
15/01/2014
Instituto TIM busca melhorar desempenho de matemática na rede pública
07/01/2014
TIM lança tecnologia 4G em Cuiabá e mais 14 cidades
18/12/2013
Shopping abre até as 23 horas para compras de Natal
14/12/2013
Franquia de esmaltes é inaugurada em shopping de Cuiabá
12/12/2013
Sorriso ganha sua primeira loja Casas Bahia
11/12/2013
Plaenge planeja ampliar investimentos no Chile
10/12/2013
MP irá investigar irregularidades na construção do Assaí em Várzea Grande
03/12/2013
Acordo da Monsanto com entidades gera suspeita
02/12/2013
Apetit aposta em expansão no estado de Mato Grosso
  Publicidade
Microlins
Programa Sávio Pereira
© O Documento - Uma Impressão Digital. 2001 - 2014
É proibida a reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorizaçao por escrito dos responsáveis.
Fone: (65) 3644.4160