Diretor Presidente: Maksuês Leite Cuiabá, 24 de abril de 2014   
     
    Página Inicial
    Últimas Notícias
    Política
    Economia
    Polícia
    Cidades
    Esportes
    Cultura
    Variedades
    Nacional
    Internacional
    Registro Geral
    Artigo do Dia
    Enquetes
    Carta do Leitor
    Empresarial
    Presença Confirmada
    Quem Somos
    Fale Conosco
 
Artigo do Dia

A importância dos jogos e brincadeiras no processo de ensino aprendizagem
27/09/2012
Benedita Ened Couto Peixoto da Silva; Denise Benedita Minas Novas; Felicina Lemes Fonseca
  

Diariamente professores comprometidos com a educação buscam várias formas e estratégias de ensino mais eficazes e capazes de estimular cada vez mais o educando.

Uma das alternativas é unir o útil ao agradável no universo da aprendizagem de sala de aula. Porém nem sempre é possível agradar a todos, temos que considerar que os interesses e solicitações das crianças são bem diversos, e muitas vezes não são todas as situações de ensino aprendizagem que tornam viável o trabalho com a dimensão lúdica da escola.

No caso dos jogos e brincadeiras, quando direcionadas para a alfabetização e o ensino de língua materna é bem possível um melhor resultado. Por se tratar de uma interação prazerosa a vontade de aprender tem sabor e saber.

A prática dos jogos e brincadeiras para a promoção da apropriação do sistema de escrita alfabética quanto práticas de leitura, escrita e oralidade tornam as aulas mais significativas.

Quanto ao espaço escolar, necessita-se de uma escola que atenda às necessidades desde os primeiros momentos de estudo, ou seja, desde a educação infantil, espaços estes que favoreçam a leitura e a escrita como práticas sociais, revestidas de significado, com o objetivo na interação com o outro.

Portanto a escola é o espaço em que ocorrerá a internalização da maioria do aprendizado humano. Então, a escola que optar por jogos e brincadeiras desde as primeiras experiências escolares estará oportunizando e oferecendo ferramentas de trabalho de relevância social, atingindo assim, todos os seus objetivos propostos, que é na verdade o sucesso de todos os que fazem da escola o seu espaço de lazer, e principalmente, da apropriação do aprendizado da sua cidadania.

 
 
Mais artigos de Benedita Ened Couto Peixoto da Silva; Denise Benedita Minas Novas; Felicina Lemes Fonseca :: 
Benedita Ened Couto Peixoto da Silva; Denise Benedita Minas Novas; Felicina Lemes Fonseca
29/09/2012 : Aprendendo e brincando com jogos
Benedita Ened Couto Peixoto da Silva; Denise Benedita Minas Novas; Felicina Lemes Fonseca
28/09/2012 : Alfabetização através da música
Benedita Ened Couto Peixoto da Silva; Denise Benedita Minas Novas; Felicina Lemes Fonseca
27/09/2012 : A importância dos jogos e brincadeiras no processo de ensino aprendizagem
Benedita Ened Couto Peixoto da Silva; Denise Benedita Minas Novas; Felicina Lemes Fonseca
23/08/2012 : A educação dos alunos com autismo nas escolas
Benedita Ened Couto Peixoto da Silva; Denise Benedita Minas Novas; Felicina Lemes Fonseca
22/08/2012 : O autismo, que é isto?
Todos os artigos de Benedita Ened Couto Peixoto da Silva; Denise Benedita Minas Novas; Felicina Lemes Fonseca ::
  Publicidade
Microlins
Programa Sávio Pereira
© O Documento - Uma Impressão Digital. 2001 - 2014
É proibida a reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorizaçao por escrito dos responsáveis.
Fone: (65) 3644.4160