Odocumento - Varzea Vest
   Cuiabá/Várzea Grande, 07 de setembro de 2010
     
    Página Inicial
    Últimas Notícias
    Política
    Economia
    Polícia
    Cidades
    Esportes
    Cultura
    Nacional
    Internacional
    Registro Geral
    Artigo do Dia
    Enquetes
    Carta do Leitor
    Empresarial
    Presença Confirmada
    Quem Somos
    Fale Conosco
Artigo do Dia

Ditado
29/07/2010
Gabriel Novis Neves
  

Um velho ditado nos diz que “em time que está ganhando não se mexe.” Entretanto, nos tempos pós-modernos que vivemos, o correto é mudar antes que o desastre total aconteça. Creio que o nosso não desenvolvimento se deva a este velho ditado. Que equívoco lamentável!

Vou aqui ilustrar um exemplo: um indivíduo está bem de saúde. Não se mexe. Equívoco total, pois devemos procurar o médico quando estamos sem queixas. Chegar a um posto de saúde com um tumor palpável é o desastre. O trem saiu dos trilhos. Só resta contar o número de mortos e os hospitalizados nas UTIs. Depois do jogo terminado, chorando a derrota, não adianta mexer no time.

O exemplo mais recente de um trem que estava no rumo certo, na visão do maquinista, foi a seleção brasileira de futebol. As pesquisas indicavam, com exceção do polvo, que seríamos hexas. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), não atendeu ao sentimento nacional de derrota, e nem se atreveu a trocar o técnico, baseado no critério de vitórias. O resultado foi o previsto pelo polvo.

Poderia citar inúmeras outras situações onde a mudança é indicada no momento da vitória para evitar a falência. Acabo de ler a versão do velho ditado: “Esse grupo que está hoje governando, tanto no governo do estado quanto no governo federal, está no rumo certo. Esse grupo está no trilho, com o trem andando. Então, porque parar? Esse trem precisa seguir em frente.” Poxa! Que maquinista bom! Dirigindo o trem no caminho certo, e tendo alucinações! Na visão do condutor do trem o rumo está certo. Nada a mudar. Os grandes obstáculos da viagem foram vencidos. No setor público está resolvido o sério problema da educação - o resultado do nosso desempenho está à disposição de todos. A saúde pública uma maravilha! Neste Estado ninguém mais morre por falta de medicamento, e nem precisa se deslocar até São Paulo para tomar uma injeção, considerada antigamente como procedimento de alto risco. A segurança pública está jóia. Alguns pequenos delitos próprios do “progresso.”

Dinheiro não falta nesse trem de rumo certo. Somos, com muito orgulho, campeões em repasses financeiros para a Assembléia Legislativa. Este fato nos colocou mais uma vez no livro dos recordes. As estradas do estado para o escoamento da nossa superprodução agrícola, muito bem cuidadas. Os milionários do trem, e outros que lá estiveram e saltaram na primeira estação, por exigirem mudança do maquinista, estão abandonando as suas vidas privadas, para enfrentarem o sacrifício da vida pública. Mais uma atitude para o livro de recordes. Alerto que na minha religião, ser rico não é pecado, tá entendido?

Para que mudar logo agora, que seremos uma das sedes dos jogos da Copa? Os empréstimos bancários para o início das obras da moderníssima “Arena multiuso do pantanal,” onde outrora existia o estádio José Fragelli, como ficariam com uma mudança de rumo agora?

Minha gente - vamos rever com urgência os nossos antigos ditados, causadores de tanto atraso para nós? Para continuar no caminho do sucesso, é necessária a mudança.

O resto é ditado, apenas ditado popular!

 
Mais artigos de Gabriel Novis Neves :: 
Gabriel Novis Neves
03/09/2010 : Depilação
Gabriel Novis Neves
30/08/2010 : Rosa roxa
Gabriel Novis Neves
30/08/2010 : Rosa roxa
Gabriel Novis Neves
23/08/2010 : 2ª feira de agosto
Gabriel Novis Neves
19/08/2010 : W.O
Todos os artigos de Gabriel Novis Neves ::
  Publicidade
SAL
Elieny Oliveira
newtemp
Odocumento Novosite
© O Documento - Uma Impressão Digital. 2001 - 2009
É proibida a reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorizaçao por escrito dos responsáveis.
Fone: (65) 3644.4160